Arquivo da categoria: Telefonia

Tudo sobre a Nokia?

A dúvida abaixo veio do Wilian:

“Karlão, me fale tudo sobre a Nokia, quando surgiu, de onde é, o que faz, aonde ficam suas filiais, etc.”

Wilian, primeiramente acredito que você não irá ver esta resposta, já que não deixou seu e-mail no formulário de contato. Em segundo lugar, para responder esta sua dúvida, prefiro te enviar links básicos com informações sobre a empresa para que você possa ler e fazer sua própria pesquisa. Vamos ao que interessa:

1) http://www.nokia.com/ – Site oficial da empresa. Contém todas as informações sobre a mesma.

2) http://www.nokia.com.br/ – Site oficial da empresa no Brasil. Contém as mesmas informações do site anterior em Português.

3) http://pt.wikipedia.org/wiki/Nokia – Página do Wikipedia Brasil sobre a Nokia, contém algumas informações mais centralizadas e resumidas.

4) http://en.wikipedia.org/wiki/Nokia – Página do Wikipedia EUA sobre a Nokia, contém uma grande quantidade de informações sobre a empresa, porém em inglês.

5) http://www.google.com.br/ – Excelente site de pesquisa na internet, basta digitar a palavra “Nokia” e apertar a tecla “Enter” :)

Envio de fotos pela CTBC?

A dúvida abaixo veio da Beatriz:

“Karlão, tenho um celular da operadora CTBC e não consigo enviar as fotos que tiro nele para meu e-mail, o atendimento deles não soube me ajudar, o que posso fazer?”

Beatriz, além de responder sua dúvida tentarei te dar mais algumas opções de como transferir as fotos do seu celular para um computador. Vou partir do princípio que como seu celular tira foto, ele também possui ferramentas de internet, envio de e-mail e envio de mensagem de texto e multimídia.

O primeiro passo é verificar se o seu celular da CTBC possui as configurações de navegação na internet e envio de mensagens multimídia. Geralmente quando compramos um celular na loja, eles não vem com as configurações prontas, para que o tráfego de dados (internet e mensagens) funcione normalmente. No caso específico da CTBC, o procedimento para habilitar isto (caso ainda não esteja habilitado) é ligar no 0800 do atendimento e solicitar a ativação de internet e envio de mensagens multimídia.

Neste procedimento, a operadora vai enviar para seu celular 3 mensagens de texto que quando lidas e salvas, gravam automaticamente a configuração necessária no seu celular. É um procedimento muito simples e o próprio atendente pode te acompanhar durante a configuração. Após este processo, temos então uma gama de opções para enviar as fotos do seu celular para um computador:

1) Envio através de e-mail: Neste caso você mesmo já informou que não funcionou. Fiz uma consulta rápida na CTBC e fui informado que o serviço de envio de e-mail diretamente pelo celular, não está mais em funcionamento.

2) Envio atráves de MMS: O envio através de mensagem multimídia é o mais prático. Você pode enviar a foto diretamente para um endereço de e-mail que ela chegará para você, funciona basicamente como um envio por e-mail, mas no seu celular, você deve escolher envio por MMS.

3) Envio através de infra-vermelho: Se o seu celular possuir suporte a infra-vermelho e você tiver disponível um notebook que também consiga receber sinal infra-vermelho, basta ativar ambos os sinais, apontar um para o outro e enviar as fotos.

4) Envio através de cabo de dados: Alguns celulares vem com o cabo de dados para ligar no computador diretamente. Basta então instalar o software que veio junto ao celular e assim você terá acesso aos arquivos (fotos, etc) dentro do aparelho.

Existem ainda outras formas, mas estas são as mais fáceis e práticas. Lembro também que no envio via E-mail ou MMS, dependendo do tamanho da foto tirada pelo celular, o mesmo pode efetuar uma redução da qualidade da foto para que a mesma possa ser transferida.

Melhor VoIP?

A dúvida abaixo veio do amigo Roberval:

“Karlão, qual o melhor serviço de VoIP (telefonia IP) na internet?”

Roberval, existem inúmeros provedores de serviços VoIP na internet e o mais legal desta tecnologia é que você pode assinar (ou comprar créditos) de um provedor em qualquer lugar do mundo. Basta uma busca no Google para você ver o número infinitos de opções.

Recentemente me surpreendi com um novo serviço chamado Azzu. O Azzu possui, além dos serviços de VoIP padrão dos outros provedores, através de um softphone (software tipo Skype), a opção de se utilizar um ATA (Adaptador de Telefone Analógico), que nada mais é que um equipamento que você adquire para utilizar VoIP no próprio telefone de casa, sem a necessidade de um computador.

Além desta opção muito interessante, o Azzu também permite que você compre números telefônicos de várias cidades brasileiras e possui também serviços de siga-me, secretária eletrônica, tele-reunião, dentre outros, tudo isso em um portal muito prático e fácil de utilizar. Os preços do minuto das ligações estão muito competitivos e para quem fala muito interurbano, o Azzu pode ajudar a economizar até 80% do valor da conta. Vale a pena conferir.

Celular + Alto-Falantes?

As dúvidas abaixo vieram do Thiago:

“O Samsung D900 possui alto-falantes embutidos ? Existe algum aplicativo que permita ouvir rádio FM no meu celular? Quando que o Nokia N95 vai ficar barato?”

Vamos por partes. A maioria dos celulares modernos possui sim alto-falantes (inclusive o D900), que são utilizados tanto para o viva-voz quanto para se ouvir música sem o fone de ouvido. Lógico que a qualidade destes alto-falantes (devido a sua limitação física) não é lá essas coisas, por isto os fabricantes permitem também a utilização do fone de ouvido, melhorando consideravalmente a qualidade do som.

Para se ouvir rádio FM em um celular é necessário que o mesmo possua um receptor FM embutido no aparelho. Portanto, não é simplesmente a instalação de um software que permite ouvir rádio FM no celular, e sim, o seu aparelho celular precisa possui este serviço. O próprio Samsung D900 não possui esta funcionalidade.

O Nokia N95 é um lançamento bem recente e possui inúmeras características técnicas ultra-modernas. Porém, assim como todo o mundo da tecnologia, o preço no início é bem grande e ao longo do tempo vai sendo reduzido, impulsionado principalmente pelo consumo, pelas novas tecnologias e pelas promoções cada vez mais interessantes das operadoras. Acredito que até o meio do ano, este aparelho já deve estar com preços de 20% a 40% menores que o atual.

Nokia 6085 ou N76?

Pessoal, hora de atualizar o blog né ? A dúvida abaixo veio do amigo Leandro:

“A operadora tentou me empurrar um Nokia 6085. Este aparelho é bom ? É melhor que um N76?”

Amigo a questão é simples de responder. O Nokia 6085 é um celular básico. Técnicamente ele possui todas as características necessárias para aparelhos deste porte: Câmera digital VGA, bluetooth, suporte a tecnologia EDGE, toca MP3, é pequeno e leve. O aparelho possui flip e um visor externo monocromático. Para quem quer um aparelho versátil e mais em conta, este é bem interessante, principalmente quando comprado por preços bem reduzidos (ou até de graça) com as operadoras de celular.

Já o Nokia N76 é outra história. O aparelho foi lançado bem recentemente pela Nokia e tem um design mais arrojado (inclusive com cores diferentes) que o 6085. Com relação as características técnicas, o aparelho conta com uma câmera digital de 2Mpixels com zoom digital de até 20x e flash embutido (qualidade bem superior ao anterior), bluetooth, visor externo e interno de alta resolução e também tem suporte a MP3. Além disso possui Rádio FM, teclas externas para música, vem com fone de ouvido, sistema operacional Symbian, aplicativos de escritório e inúmeras outras funcionalidades e aplicativos.

Uma diferença interessante no N76 é o suporte a redes CDMA e GSM, o que o torna um aparelho bem versátil, podendo ser usado em qualquer operadora. Com relação ao tamanho, peso, e tempo de bateria, ambos são bem semelhantes. Porém, o grande diferencial aqui é o preço. Enquando o aparelho mais básico pode ser conseguido até sem custo nas operadoras, o N76 tem um valor bem maior, podendo ser encontrado até por R$ 1.500,00.

A escolha fica mais a seu critério. Se quiser um aparelho completo, moderno, super versátil e tiver um dinheirinho extra, opte pelo N76. Caso sua necessidade principal for só fazer e receber chamadas, o 6085 e muitos outros aparelhos atendem muito bem. Sugiro também que você dê uma olhada no meu outro post sobre modelos de celular.

Celular causa problema em televisão?

A Priscilla nos trouxe essa dúvida bem interessante:

“É verdade que colocar o celular perto de televisão ou monitor pode dar problemas no aparelho?”

Pri a resposta é não e sim. O que precisamos entender é o seguinte. Todo equipamento eletrônico é emissor de ondas eletromagnéticas. Não se sabe ainda todos os problemas (ou soluções) causadas por esse tipo de onda. Portanto, não existe nada comprovado que colocar o aparelho celular perto de uma televisão pode causar qualquer problema em ambos os equipamentos.

Mas e aquele chiado que faz na televisão quando o celular está próximo? Neste caso o que acontece é somente uma interferência nas caixas de som da tv (ou do computador). Esta interferência é causada pelo aumento da intensidade do sinal do celular quando este recebe uma mensagem ou uma ligação e é bem mais comum na rede GSM. Mas também não existe nada comprovado que isto possa causar qualquer problema.

Porém, existem algumas questões cientificamente comprovadas. É fato confirmado que celulares podem causar interferências graves em equipamentos médicos e aeronáuticos, e sabemos que aonde temos este tipo de equipamento, temos situações de risco.

LG Shine ou Samsung D900?

A dúvida abaixo veio da Luciana:

“Qual a melhor compra: LG Shine (ME970) ou Samsung D900?”

Jogo rápido. Os celulares são bem semelhantes nos quesitos técnicos e funcionalidades. Porém minha recomendação vai para o Samsung por dois motivos:

1) Apesar de ter míseros 4 milímetros de “altura” a mais que o LG, o celular da Samsung é bem mais leve (85g contra 120g) e isto é um ponto muito relevante a favor.

2) A câmera fotográfica do Samsung D900 tem incríveis 3,0Mpixels contra 2,0Mpixels do LG. Outro ponto a favor.

Pesquisando algumas análises de usuários, podemos perceber que não existe nenhuma insatisfação comum com os dois aparelhos. Então salvo os dois detalhes acima, temos dois excelentes modelos para as compras de Natal.