Arquivo da categoria: Dicas

O que é RSS?

A dúvida veio do meu amigo André:

“Karlão, o que é RSS e como funciona?”

Amigo, em termos técnicos o RSS é um conjunto de expressões XML (linguagem de programação usada para descrever tipos de dados) utilizada para agregar conteúdo através de softwares especiais chamados de agregadores. O RSS é bastante usado em sites de notícias e blogs. A abreviatura RSS se refere a 3 padrões, sendo o mais recente e mais comum: Really Simple Syndication.

Então basicamente, o RSS é uma tecnologia que permite que os usuários da internet se inscrevam em sites que fornecem feeds (do verbo em inglês “alimentar”), sendo estes, tipicamente aqueles que alteram seu conteúdo diariamente (exatamente como blogs e site de notícias). Através de um programa agregador, o usuário se inscreve em um diversos feeds RSS de sites que ele lê regularmente e assim pode se manter informado das diversas atualizações destes sem ter que visitá-los um a um.

A tecnologia RSS foi criada a bastante tempo, mas se tornou muito popular com o “boom” dos blogs a alguns anos atrás. É claro que o Karlão me Ajuda possui seu feed RSS, para se cadastrar basta usar a aba laranja no topo do site com os dizeres: “Inscrever via RSS”. Lembrando que atualmente as versões mais atuais de todos os navegadores (IE7, IE8, Firefox, Chrome, Opera, etc) possuem leitores (agregadores) RSS embutidos, portanto não é preciso baixar nenhum programa adicional.

Congelar colunas e linhas no Excel?

A dúvida abaixo veio do Elvyo:

“Karlão, preciso congelar a primeira coluna de uma tabela no Excel, para que quando eu arrastar para o lado, a mesma permanecer estática, o que faço?”

Elvyo, o procedimento é muito simples e bastante útil para quando estamos trabalhando com tabelas grandes. Vou explicar como é feito tanto no Office 2003 quanto no 2007.

Office 2003
Selecione a linha inteira ou coluna inteira que deseja congelar, clique no menu Janela e em seguida “Congelar Painel”. Caso você não selecione nenhuma linha ou nenhuma coluna, a opção de congelar painel será feita automaticamente para a primeira linha e para a primeira coluna.

Office 2007
O procedimento é o mesmo, porém a versão mais atual do Office explica (e mostra) melhor o que está sendo feito. Acesse o menu “Exibição” e em seguida vá até a opção “Congelar Painéis”. Aqui você terá 3 novas opções: A primeira você congela as linhas/colunas/células que estão atualmente selecionadas na sua tabela. A segunda você congela somente a linha superior e a última opção você congela a primeira coluna. Simples e prático né?

Pen-drive bootável com Windows 7 ou Vista?

A dúvida abaixo veio do meu amigo César:

“Karlão, meu computador está com problemas no drive de CD/DVD e preciso instalar o Windows, como faço?”

Caro César, existem diversas soluções para este problema, a mais comum e mais prática seria a instalação do Windows através de um dispositivo USB de armazenamento (como um pen drive ou HD externo). O procedimento é bastante simples, porém existem dois detalhes. O primeiro é que o passo a passo que estarei listando abaixo só funciona em (e para) sistemas Windows Vista e Windows 7, justamente por isto o pen drive que iremos criar terá o Windows 7 bootável (para o Vista é o mesmo procedimento).

O segundo detalhe é que de qualquer forma você irá precisar dos arquivos de instalação do Windows (7 ou Vista) que estão no DVD do produto, por isso será necessário fazer o procedimento em um computador que esteja com o drive de CD/DVD funcionando! Vamos lá:

1) Conecte o pen-drive ou hd externo na porta USB (todos os dados serão apagados e será necessário um dispositivo com pelo menos 3 GB’s).

2) No Windows 7 (ou Vista) abra o Prompt de Comando como Administrador (botão direito no ícone e em seguida “Executar como Administrador”).

3) No prompt, execute o comando diskpart. Aguarde o carregamento e em seguida irá aparecer DISKPART>

4) Em seguida digite: list disk. O diskpart irá mostrar uma tabela com os discos atualmente conectados ao seu computador.

5) Identifique o pen-drive ou hd externo pelo número (Disco 0, Disco 1, Disco 2, etc) e pelo tamanho. Caso tenha alguma dúvida você pode rodar o comando novamente sem o pen-drive estar conectado.

6) Em seguida digite: select disk 1. Neste nosso exemplo, o pen-drive (ou hd externo) é o Disco 1. Tenha certeza de estar escolhendo o disco corretamente, ou você corre o risco de apagar todos os dados em uma outra unidade ou partição.

7) Rode os seguintes comandos, pressionando ENTER após cada linha:
clean
create partition primary
select partition 1
active
format fs=NTFS quick
assign
exit

8) Seu dispositivo externo está quase pronto para receber os arquivos de instalação do Windows 7 ou Vista.

9) Verifique no Windows Explorer, qual a letra da unidade de CD/DVD aonde está o disco de instalação do Windows e também confirme a letra que foi definida para seu pen-drive ou hd externo. Neste nosso exemplo, usaremos D:\ e F:\ respectivamente.

10) Na mesma tela do Prompt de Comando, acesse a pasta boot dentro do cd de instalação do Windows digitando: cd d:\boot

11) Para finalizar, iremos criar o setor de boot no pen-drive ou hd externo através do comando: bootsect /nt60 f:\

12) Pronto! Agora basta copiar, todo o conteúdo do DVD de instalação do Windows para o seu pen drive ou hd externo e iniciar seu computador com o dispositivo conectado a porta USB.

Um último detalhe: tenha certeza que a BIOS do seu computador tenha suporte para realizar boot por dispositivos USB (a maioria possui) e confirme que na sequência de boot, a “Unidade de armazenamento USB” esteja acima (prioritária) do disco rígido do seu computador.

Torrents mais fáceis?

Pessoal,

Para quem não conheçe, o BitTorrent é um protocolo de transmissão P2P que utiliza arquivos (chamados de torrents) encontrados em diversos websites e que contém as informações das fontes e das partes do que se está baixando.

Através de programas específicos, o usuário pode baixar o arquivo torrent e iniciar o download de programas, filmes, jogos, etc. A grande dificuldade deste modelo de transmissão P2P é como encontrar arquivos torrents confiáveis e com o maior número de fontes possíveis, para agilizar o download.

A dica aqui é justamente um novo website, chamado de YouTorrent que centraliza a busca em diversos outro sites confiáveis de torrents e organiza de maneira prática e ideal para qualquer tipo de usuário.

Karlão foi ajudado por: Tarja Preta.