Arquivo da categoria: Internet

O que é RSS?

A dúvida veio do meu amigo André:

“Karlão, o que é RSS e como funciona?”

Amigo, em termos técnicos o RSS é um conjunto de expressões XML (linguagem de programação usada para descrever tipos de dados) utilizada para agregar conteúdo através de softwares especiais chamados de agregadores. O RSS é bastante usado em sites de notícias e blogs. A abreviatura RSS se refere a 3 padrões, sendo o mais recente e mais comum: Really Simple Syndication.

Então basicamente, o RSS é uma tecnologia que permite que os usuários da internet se inscrevam em sites que fornecem feeds (do verbo em inglês “alimentar”), sendo estes, tipicamente aqueles que alteram seu conteúdo diariamente (exatamente como blogs e site de notícias). Através de um programa agregador, o usuário se inscreve em um diversos feeds RSS de sites que ele lê regularmente e assim pode se manter informado das diversas atualizações destes sem ter que visitá-los um a um.

A tecnologia RSS foi criada a bastante tempo, mas se tornou muito popular com o “boom” dos blogs a alguns anos atrás. É claro que o Karlão me Ajuda possui seu feed RSS, para se cadastrar basta usar a aba laranja no topo do site com os dizeres: “Inscrever via RSS”. Lembrando que atualmente as versões mais atuais de todos os navegadores (IE7, IE8, Firefox, Chrome, Opera, etc) possuem leitores (agregadores) RSS embutidos, portanto não é preciso baixar nenhum programa adicional.

Extensões prejudicam ADSL?

A dúvida abaixo veio do meu amigo Daniel:

“Karlão, a quantidade de extensões telefônicas em uma casa diminuem o desempenho do ADSL?”

Daniel, sua dúvida é muito interessante. A resposta é: sim! Na maioria das instalações de internet ADSL em residências, o modem em si, fica conectado diretamente a uma linha telefônica, seja ela uma extensão ou uma única linha direta. Quando o modem é ligado e a operadora telefônica libera o sinal ADSL, passam a trafegar na linha, frequências diferentes que são interpretadas pelos aparelhos telefônicos comuns como ruído.

Por isso as operadoras disponibilizam micro-filtros para serem instalados junto aos aparelhos telefônicos, evitando assim o ruído. O problema deste processo todo é que, mesmo instalado em uma única extensão, o sinal ADSL ecoa em toda a instalação telefônica, o que atenua (prejudica) o sinal e adiciona mais ruído. Em instalações mal feitas e com várias emendas e extensões este problema se agrava ainda mais.

Para isto existem duas soluções. A primeira é instalar um micro-filtro em todas as extensões da instalação telefônica. Porém, isto não vai evitar problemas caso a fiação, emendas e extensões forem mal feitas, antigas ou de má qualidade. A outra solução é ligar o modem ADSL logo na entrada da linha telefônica da residência e separar um outro fio desta linha (com adição do micro-filtro) que vá para todas as extensões. Neste caso o ADSL estará em uma linha “limpa” evitando qualquer problema com fiação, emendas e extensões ruins.

Sites em widescreen?

A dúvida abaixo veio do Ricardo:

“Karlão, algumas páginas da internet eu não consigo visualizar no formato widescreen, é um problema do meu monitor ou do próprio site?”

Ricardo, neste caso não existe problema nenhum em seu monitor. Tudo depende de como os sites da internet foram construídos pelo desenvolvedor. Alguns desenvolvedores se preocupam em fazer com que o site se “encaixe” em qualquer resolução, seja ela pequena, grande, widescreen ou padrão. Para isto eles utilizam, além de técnicas de programação, recursos visuais que permitem que o site se comporte bem em qualquer monitor.

Um exemplo clássico é este humilde blog do Karlão. Você pode perceber que ele foi estruturado em uma coluna fixa no meio da tela para que, independente da resolução, o site tenha sempre o mesmo tamanho e o mesmo encaixe nos monitores. Alguns desenvolvedores preferem que o site se expanda de acordo com a resolução. Este processo da um pouco mais de trabalho, mas gera resultados bem legais em qualquer tamanho.

Tudo sobre a Nokia?

A dúvida abaixo veio do Wilian:

“Karlão, me fale tudo sobre a Nokia, quando surgiu, de onde é, o que faz, aonde ficam suas filiais, etc.”

Wilian, primeiramente acredito que você não irá ver esta resposta, já que não deixou seu e-mail no formulário de contato. Em segundo lugar, para responder esta sua dúvida, prefiro te enviar links básicos com informações sobre a empresa para que você possa ler e fazer sua própria pesquisa. Vamos ao que interessa:

1) http://www.nokia.com/ – Site oficial da empresa. Contém todas as informações sobre a mesma.

2) http://www.nokia.com.br/ – Site oficial da empresa no Brasil. Contém as mesmas informações do site anterior em Português.

3) http://pt.wikipedia.org/wiki/Nokia – Página do Wikipedia Brasil sobre a Nokia, contém algumas informações mais centralizadas e resumidas.

4) http://en.wikipedia.org/wiki/Nokia – Página do Wikipedia EUA sobre a Nokia, contém uma grande quantidade de informações sobre a empresa, porém em inglês.

5) http://www.google.com.br/ – Excelente site de pesquisa na internet, basta digitar a palavra “Nokia” e apertar a tecla “Enter” :)

E o Twitter?

A dúvida abaixo veio da amiga Lívia:

“Karlão, o que é o Twitter e como funciona?”

Lívia, o Twitter é um novo tipo de serviço de rede social na internet que chamamos de micro-blogging. Estes serviços são uma forma de publicação em blog’s que permitem que os usuários façam pequenas atualizações de texto de maneira prática (através de um celular, via SMS, por exemplo) para o público que desejarem (todo mundo, ou um grupo restrito). O Twitter é a ferramenta pioneira e preferida desta nova vedete dos blogueiros.

É bom ficar claro que o Twitter não substitui as ferramentas de blog’s existentes (que permitem conteúdos extensos, imagens, vídeos, etc). A função do Twitter é justamente preencher os espaços que as ferramentas de blogs não conseguem ocupar, como por exemplo, escrever uma notícia curta e rápida no meio do trânsito, publicá-la no seu blog e deixar todo mundo sabendo naquele mesmo momento.

Através da tecnologia SMS dos celulares, o usuário do Twitter pode enviar textos de até 140 caracteres que são publicados no seu “espaço” e todos os visitantes que “assinam” este blog podem receber esta mensagem via celular, mensageiro instantâneo, e-mail ou aplicações específicas.

O Twitter hoje é usado não só pela comunidade blogueira, mas também por diversos setores governamentais e empresariais, como por exemplo: o departamento de bombeiros de Los Angeles que utiliza o Twitter em alguns casos para alertar os bombeiros de incêndios e acidentes. Até mesmo o candidato a presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, utiliza o Twitter para divulgar propostas de campanha aos eleitores. Além destes, existem ínumeros outros casos interessantes do uso do Twitter não só por empresas e famosos, mas também por pessoas comuns.

Eu particularmente ainda não entrei para o mundo do Twitter, mesmo porque o formato do “Karlão, me Ajuda?” não permite postar respostas curtas, na grande maioria das vezes tenho que escrever explicações completas para auxiliar os leitores. Mas quem sabe um dia, posso começar a postar algumas dicas rápidas no blog e também no Twitter?

PDF no Word?

A dúvida abaixo veio da Michelle:

“Karlão, como faço para transformar um arquivo Word em PDF?”

Michelle, sua dúvida é muito boa, fiquei surpreso de ninguém ter me perguntado ainda. O PDF (Portable Document Format) é um formato de arquivos criado pela Adobe com foco principal em segurança (evitar cópias ou modificações), devido a isto, com o passar do tempo, ele passou a ser um dos principais formatos para distribuição de documentos na internet.

Nenhuma versão do Microsoft Word por si só tem opção para salvar o documento em PDF, o novo Office 2007 possui uma opção para salvar em XPS (formato concorrente do PDF, desenvolvido pela Microsoft, mas não muito difundido). Porém, existem algumas formas que você pode usar para gerar arquivos PDF a partir de documentos Word.

Um primeiro método é utilizar programas de conversão, que pegam documentos em diversos formatos (não só .doc) e transformam em PDF. Eu particularmente nunca vi um programa deste funcionar corretamente, a conversão sempre gera problemas com imagens, tabelas, etc. Outro método é utilizar o Adobe Acrobat Professional. Este software possui aplicativos que interagem com o Word, Powerpoint e Excel para permitir que sejam salvos documentos abertos, diretamente em formato PDF. O Acobat Professional, também permite criar PDF’s do zero, utilizando a própria interface do programa. A dificuldade deste software está no alto preço, por isto ainda não é a melhor solução.

Então é impossível? Não, de forma alguma. Existem softwares no mercado, muito simples, mas que funcionam de uma maneira muito inteligente para transformar seus arquivos de Word (e vários outros tipos de arquivos) em PDF. Estes softwares criam uma impressora PDF no seu computador, então basta você mandar imprimir o documento nesta impressora virtual e ele gera o PDF automaticamente para você. Como o formato de impressão é bem mais simplificado e prático, o PDF raramente apresenta erros em imagens e tabelas, pois na realidade não é feito nenhuma conversão e sim uma impressão do documento em um arquivo PDF. Genial né?

O melhor software de impressora PDF é o PDF Creator, desenvolvido por uma comunidade virtual de programadores e o melhor, totalmente gratuito. A instalação é muito simples e a utilização mais fácil ainda. Durante a impressão, o PDF Creator te dá inclusive opções mais avançadas para configurar o PDF a ser criado, como proteger com senha e evitar cópias de texto.

E o inverso é possível? Transformar PDF em DOC é possível sim, com softwares de conversão, mas já vou adiantando que o resultado não é muito satisfatório (assim como DOC em PDF), justamente porque o PDF foi feito para ser um formato seguro e não ser copiado.

Falha na navegação?

A dúvida abaixo veio da Ana:

“Karlão, depois que foi feito rede aqui em casa a navegação ficou horrível, toda hora as páginas falham para abrir e mesmo sem o roteador, o problema persiste. O que faço?”

Ana, é bem complicado descobrir um problema assim sem uma análise mais profunda da sua rede. Porém podemos ter uma idéia da causa raiz. Vou partir do princípio que os testes de navegação foram feitos com e sem roteador, em um mesmo computador e no mesmo navegador (Internet Explorer ou Firefox por exemplo). Isto facilita, pois eliminamos uma série de variáveis.

Também vou partir do princípio que as falhas estão intermitentes, ou seja, hora funciona, hora não funciona, alguns sites abrem, outros não abrem. Digo isto, pois se a falha for geral (não funciona nada) então o problema é bem diferente, neste caso estamos falando de um problema mais simples de resolver, o que não é o caso desta dúvida.

Voltando ao seu problema, acredito que é bastante difícil o roteador estar com problema. Estes equipamentos raramente vem com algum defeito de fábrica, mas neste caso, podemos ter um problema de configuração. O ideal é acionar um técnico para verificar a configuração do equipamento. É interessante também verificar o cabeamento, tanto do roteador, quanto do computador, procurando algum cabo com mal contato ou falha de conexão.

Novos testes podem ser feitos, também de outro computador, para ver se o problema persiste. Problemas deste tipo, podem acontecer em somente um computador da rede, o que pode indicar problemas de configuração, hardware e também vírus. Aproveitando que mencionei este último item, alguns tipos de vírus costumam interferir na navegação. Eles criam mapeamentos falsos de rede dentro do computador e tentam direcionar todo o tráfego internet para (por exemplo) um site falso, com o intuiuto de roubar informações.

Por isto, minha recomendação, antes de mais nada é passar uma varredura completa de anti-vírus nos computadores da sua rede doméstica, se isto não resolver, entre em contato com um técnico para verificar novamente as configurações do roteador e também dos computadores.

Fotos no orkut, de novo?

A dúvida abaixo veio do Peivi:

“Karlão, não consigo ver as fotos bloqueadas no orkut conforme você explicou no post anterior sobre o assunto, existe algum outro método?”

Peivi, você está falando sobre um dos meus primeiros posts no blog, certo? Como eu tinha dito naquela época, eu não sabia por quanto tempo o Orkut iria permitir aquela situação (uma grande falha de segurança). Eles agiram bem rápido e cerca de duas semanas depois que postei (e vários outros blogs também) tudo tinha sido bloqueado novamente.

Acredito que o bloqueio agora é definitivo. Existem alguns outros blogs falando de novas formas de ver as fotos, porém eu testei todas e não funcionam. Infelizmente, aquela foto da gatinha na piscina vai ficar para a próxima!

Torrents mais fáceis?

Pessoal,

Para quem não conheçe, o BitTorrent é um protocolo de transmissão P2P que utiliza arquivos (chamados de torrents) encontrados em diversos websites e que contém as informações das fontes e das partes do que se está baixando.

Através de programas específicos, o usuário pode baixar o arquivo torrent e iniciar o download de programas, filmes, jogos, etc. A grande dificuldade deste modelo de transmissão P2P é como encontrar arquivos torrents confiáveis e com o maior número de fontes possíveis, para agilizar o download.

A dica aqui é justamente um novo website, chamado de YouTorrent que centraliza a busca em diversos outro sites confiáveis de torrents e organiza de maneira prática e ideal para qualquer tipo de usuário.

Karlão foi ajudado por: Tarja Preta.

Ícone da conexão sem ação?

A dúvida abaixo veio do meu tio Wagner:

“Karlão, quando clico no ícone da conexão de internet na minha área de trabalho, nada acontece, o que pode ser?”

O problema aqui é bem simples. Os ícones de conexão (seja discada ou banda larga) que ficam na área de trabalho são sempre um atalho para o ícone original que fica localizado dentro da área de conexões de rede do computador (Iniciar – Configurações – Conexões de rede). A principal causa deste comportamento é que quando se remove o ícone principal da conexão de dentro das conexões de rede, o atalho não é removido automaticamente, portanto quando você clica no atalho, ele não acha a referência original da conexão. Este problema é comum em todas as versões do Windows.

A solução aqui é remover o atalho e criar a conexão novamente. Você pode fazer isso, seguindo meu post anterior sobre o assunto (que também vale para a conexão banda larga, somente mudando um dos passos). Rápido e fácil!

Comparação de preço!

Uma dica rápida para as compras de Natal. Antes de comprar online é sempre importante comparar preços entre as diversas lojas disponíveis na internet. Para isso existem alguns sites que facilitam o serviço. Um deles é o Buscapé que realiza a pesquisa em milhares de lojas cadastradas e organiza todas por preço, confiabilidade, etc.

Outro site interessante é o Bondfaro que também pesquisa em milhares de lojas, possui filtragem por faixa de preço, confiabilidade, recomendações de clientes, etc. Vale a pena conferir ambas as ferramentas antes de fazer sua compra.

Como funciona a internet?

Esta pergunta extremamente complexa só poderia ter vindo da minha querida avó:

“Meu neto, como funciona esta tal de internet?”

Eita perguntinha difícil vó, a grande maioria dos especialistas em tecnologia ainda se debatem para conseguir responder. Vou tentar ajudar mostrando um vídeo bem interessante e explicativo, chamado “Guerreiros da Informação” criado pela Ericsson:

Parte 1

Parte 2