Arquivo da categoria: Gadgets

Porque ipod trava?

A pergunta abaixo veio do Cirilo:

“Karlão, meu Ipod nano novinho travou, fiz o procedimento que você mencionou em um post anterior e funcionou. Mas porque isto acontece ? É algum defeito do aparelho?”

O Cirilo está falando deste procedimento que expliquei em um post anterior sobre os travamentos exporádicos do Ipod. Aparentemente não existe nenhum problema específico no seu aparelho, pois o problema é genérico. Nem a própria Apple sabe porque isto acontece, o problema pode ser causado por erros no software, falhas de hardware, temperatura, dentre vários outros motivos. Mas deixo claro que é um problema que atinge todos os Ipod’s. É importante mencionar também que estes erros não acontecem com frequência, para falar a verdade, nas experiências que já tive, são muito raros.

O procedimento que passei foi retirado do próprio site de suporte da Apple e eles não dão nenhuma informação sobre as causas, se limitam a fornecer somente a solução. O que fazer neste caso é simples: assim como já acostumamos com alguns erros do próprio Windows (tela azul) que algumas vezes são inexplicáveis, temos também que nos contentar com esse “errinho” do Ipod.

Problemas com Itunes?

A dúvida abaixo veio da amiga Nana:

“Ganhei um ipod shuffle e quando tento sincronizar as músicas no itunes recebo uma mensagem de que o disco não pode ser encontrado, o que faço?”

Apesar de ser indispensável para os donos de Ipod, o software Itunes da Apple tem um histórico de problemas bem grande na comunidade. Para o seu caso específico, o erro aparenta ser algum problema de driver no próprio Windows XP, não tendo relação nenhuma com o Itunes ou o Ipod Shuffle.

Antes de mais nada é preciso seguir os passos básicos para detectar um problema em hardware deste tipo:

Passo 1) Desligue e o Ipod por 5 segundos e ligue novamente.
Passo 2) Reinicie o computador sem o ipod conectado.
Passo 3) Reinstale o Itunes usando a versão mais atualizada.
Passo 4) Tente utilizar outra porta USB do seu computador.

Caso nada disso funcione, podemos estar enfrentando o problema que mencionei anteriormente. Seguindo um artigo de suporte da Apple, faça o seguinte:

1) Clique em Iniciar – Executar e digite: regsvr32 /s softpub.dll
2) Clique em OK e novamente em OK
3) Repita os passos para os itens abaixo:
3.1) regsvr32 /s wintrust.dll
3.2) regsvr32 /s dssenh.dll
3.3) regsvr32 /s rsaenh.dll
3.4) regsvr32 /s gpkcsp.dll
3.5) regsvr32 /s sccbase.dll
3.6) regsvr32 /s slbcsp.dll
3.7) regsvr32 /s mssip32.dll
3.8) regsvr32 /s cryptdlg.dll
3.9) regsvr32 /s initpki.dll

Com esse procedimento, o Windows vai registrar novamente os drivers da conexão USB, garantindo que eles estejam corretos e funcionais. Deixo claro que isto não afeta nenhum outro equipamento que você possuir conectado na porta USB, como por exemplo, uma câmera digital.

Ipod touch, Ipod clássico ou Iphone?

A dúvida abaixo veio do Sr. João Neto, apaixonado por tecnologia:

“Qual a melhor compra: Ipod touch, Ipod clássico ou Iphone?”

Esta é uma pergunta bastante difícil de responder, pois tudo depende do seu tipo de interesse com o produto. Por exemplo: Se você é uma pessoa que viaja muito, gosta de filmes e vídeos, pode aproveitar bastante os incríveis 80 Gb´s ou 160Gb´s que os modelos do Ipod Clássico possuem, além da tela colorida de 2,5″ e alta resolução.

Agora se você esta interessado mesmo em tecnologia de ponta, beleza e músicas, o Ipod touch é uma ótima pedida. Com tela de 3,5″, sensível ao toque e modelos de 8Gb´s e 16Gb´s este pequeno aparelho é a nova vedete lá fora. Ele não possui todo o poder de armazenamento que seu irmão mais velho, mas digamos que para a grande maioria dos casos é mais que o suficiente.

A grande questão mesmo é telefone da Apple. Sucesso absoluto de vendas no exterior, este aparelho promete a união perfeita entre telefone, computador de bolso e tocador de música. Cumpre ? Sim, cumpre! O aparelho é incrível do ponto de vista tecnológico. Tela de 3,5″, sensível ao toque, 8GB´s de espaço, qualidade de som perfeitos, funcionalidades incríveis e não perde em nenhum quesito para outros telefones celulares.

Porém existem alguns detalhes a serem observados nos três aparelhos. O preço do Iphone gira em torno de U$ 399,00 lá fora, enquanto os Ipods mencionados acima tem preços entre U$ 299,00 e U$ 399,00. A tela sensível ao toque do Iphone e do Ipod touch tem o incoveniente de engordurar muito. O Iphone como telefone pode ser considerado grande e até meio desajeitado, perante alguns modelos bem mais portáteis de celulares e seus 8Gb´s com certeza não serviriam para um usuário mais empolgado.

Ainda temos o problema do aparelho bloqueado para utilização em qualquer operadora de celular (Quem ama bloqueia!). A Apple não vende nenhum produto oficialmente no Brasil, mas podemos achar no Mercado Livre, por exemplo, Iphone’s desbloqueados na faixa de R$ 1700,00. Caro ? Bastante…

Voltando ao que foi dito no começo do post, o que recomendo depende muito do tipo de utilização que você vai dar ao produto. Não adianta comprar um super telefone, se você vai usar somente para fazer e receber ligações (para isto existem celulares até de graça). Não adianta comprar um tocador de mp3 com espaço infinito se você vai usar somente para ouvir 50 músicas (para isso a própria Apple tem modelos menores, geniais e bem mais baratos).

Então resumindo:

1) Se você já tem seu telefone celular e está satisfeito, porém gostaria de ter um aparelho para ouvir músicas no dia a dia, armazenar arquivos, vídeos, salvar backups e muitas outras coisas, nossa recomendação é o Ipod Clássico. Caso não precisar de tanto espaço, o Ipod Touch faz a mesma coisa (com a vantagem da tela maior).

2) Se você não está satisfeito com seu telefone e além disso gostaria de ter um tocador de vídeos e músicas e, principalmente, tem bastante dinheiro sobrando, recomendamos o Iphone.

3) Por último, se você está satisfeito com seu celular, já possui um tocador de vídeos e mp3, relaxa e economize o seu dinheiro!

Ipod não desliga?

Para os amantes do Ipod, esta dúvida vem da Priscilla:

“Meu ipod nano travou e não desliga, o que eu faço?”

Este é um problema comum de qualquer modelo de Ipod, a solução é fazer um desligamento forçado da seguinte forma:

1) Mova o botão Hold para a posição ligado e em seguida para desligado;

2) Segure o botão Menu e o botão central (“select”) ao mesmo tempo até que a logomarca da Apple apareca na tela (isso pode demorar uns 10 segundos).

Pronto! Você não irá perder nenhuma música ou danificar o aparelho com isto.