Tudo sobre a Nokia?

A dúvida abaixo veio do Wilian:

“Karlão, me fale tudo sobre a Nokia, quando surgiu, de onde é, o que faz, aonde ficam suas filiais, etc.”

Wilian, primeiramente acredito que você não irá ver esta resposta, já que não deixou seu e-mail no formulário de contato. Em segundo lugar, para responder esta sua dúvida, prefiro te enviar links básicos com informações sobre a empresa para que você possa ler e fazer sua própria pesquisa. Vamos ao que interessa:

1) http://www.nokia.com/ – Site oficial da empresa. Contém todas as informações sobre a mesma.

2) http://www.nokia.com.br/ – Site oficial da empresa no Brasil. Contém as mesmas informações do site anterior em Português.

3) http://pt.wikipedia.org/wiki/Nokia – Página do Wikipedia Brasil sobre a Nokia, contém algumas informações mais centralizadas e resumidas.

4) http://en.wikipedia.org/wiki/Nokia – Página do Wikipedia EUA sobre a Nokia, contém uma grande quantidade de informações sobre a empresa, porém em inglês.

5) http://www.google.com.br/ – Excelente site de pesquisa na internet, basta digitar a palavra “Nokia” e apertar a tecla “Enter” :)

Não variar valor no Excel?

A dúvida abaixo veio do Angel:

“Karlão, como posso copiar e colar uma fórmula no Excel sem alterar parte do seu conteúdo?”

Angel, o procedimento é simples, basta usar o caractere “$” (dólar, sem as aspas). Com isto, o Excel reconheçe que você não quer alterar aquele valor, portanto na hora de copiar e colar ele vai manter estes dados e alterar somente os outros (se ainda existir algo para ser alterado). Para entender melhor, vamos a um exemplo:

1) Somar a célula A1 com a célula B1, você faria desta forma:
=SOMA(A1:B1)

2) Em seguida você deseja usar a mesma fórmula na linha de baixo para somar A2 com B2, basta copiar e colar a fórmula acima, que o Excel automaticamente irá altera para:
=SOMA(A2:B2)

3) Mas no seu caso, você deseja copiar para a linha de baixo, sendo que o primeiro valor a ser somado é sempre o A1, ou seja, em cada linha o A1 será somado com B1, B2, B3, etc. Então você faz da seguinte forma:
=SOMA($A$1:B1)

Neste caso, o Excel não irá variar nem a coluna A, nem a linha 1 no momento da cópia, mantendo sempre A1. Caso você deseje que a coluna seja variada, mas não a linha, então basta usar:
=SOMA(A$1:B1)

Neste último exemplo, o “A” irá variar, mas o “1” não. Você pode “brincar” com o “$” em diversas situações, principalmente em fórmulas matemáticas no Excel, os exemplos acima foram somente para ilustrar algumas destas situações.

Lixeira deletada no Vista?

A dúvida abaixo veio do grande amigo Claytin:“Karlão, apaguei o ícone da lixeira do meu desktop no Windows Vista, como faço para recuperá-lo?”

Claytin, o procedimento é muito simples. Clique com o botão direito na sua área de trabalho e acesse a opção “Personalizar”. Na nova janela, do lado esquerdo abaixo do menu “Tarefas” clique na opção “Alterar ícones da Área de Trabalho”. Pronto, na nova janela basta marcar o ícone da Lixeira que o mesmo irá aparecer novamente no Desktop.

É interessante mencionarmos que o Vista permite apagar o ícone da lixeira facilmente, já no Windows XP, o ícone da Lixeira não podia ser removido, somente através da edição do Registro ou em Políticas de Grupo avançadas.

Celeron por Core 2 Duo?

A dúvida abaixo veio da Adriana:

“Karlão, tenho um Dell Inspiron 1525 com processador Celeron. Consigo trocar o processador por um Core 2 Duo?”

Adriana, a resposta é sim. Tanto os processadores Celeron mais novos, quanto os processadores Core 2 Duo da Intel utilizam como soquete da placa mãe o formato LGA 775 (também chamado de Socket T). Os notebooks Dell Inspiron 1525 possuem uma placa-mãe com este soquete o que permite a troca do processador Celeron para o Core 2 Duo.

Algumas placas-mãe menos robustas, apesar de possuirem o soquete LGA 775, não possuem o suporte ao Core 2 Duo, o que as torna relativamente mais baratas, mas sem a possibilidade de upgrade. Não é este o caso da Dell que fabrica seus notebooks sem com grande poder de expansão.

Trocar o processador do notebook não é uma tarefa muito simples (como trocar de memória ou disco rígido). Sugiro que você entre em contato com o antedimento de vendas da Dell para poder realizar a cotação do novo processador para seu Notebook e do serviço de instalação deste. O número é: 0800-701-1268. Espero ter ajudado!

Envio de fotos pela CTBC?

A dúvida abaixo veio da Beatriz:

“Karlão, tenho um celular da operadora CTBC e não consigo enviar as fotos que tiro nele para meu e-mail, o atendimento deles não soube me ajudar, o que posso fazer?”

Beatriz, além de responder sua dúvida tentarei te dar mais algumas opções de como transferir as fotos do seu celular para um computador. Vou partir do princípio que como seu celular tira foto, ele também possui ferramentas de internet, envio de e-mail e envio de mensagem de texto e multimídia.

O primeiro passo é verificar se o seu celular da CTBC possui as configurações de navegação na internet e envio de mensagens multimídia. Geralmente quando compramos um celular na loja, eles não vem com as configurações prontas, para que o tráfego de dados (internet e mensagens) funcione normalmente. No caso específico da CTBC, o procedimento para habilitar isto (caso ainda não esteja habilitado) é ligar no 0800 do atendimento e solicitar a ativação de internet e envio de mensagens multimídia.

Neste procedimento, a operadora vai enviar para seu celular 3 mensagens de texto que quando lidas e salvas, gravam automaticamente a configuração necessária no seu celular. É um procedimento muito simples e o próprio atendente pode te acompanhar durante a configuração. Após este processo, temos então uma gama de opções para enviar as fotos do seu celular para um computador:

1) Envio através de e-mail: Neste caso você mesmo já informou que não funcionou. Fiz uma consulta rápida na CTBC e fui informado que o serviço de envio de e-mail diretamente pelo celular, não está mais em funcionamento.

2) Envio atráves de MMS: O envio através de mensagem multimídia é o mais prático. Você pode enviar a foto diretamente para um endereço de e-mail que ela chegará para você, funciona basicamente como um envio por e-mail, mas no seu celular, você deve escolher envio por MMS.

3) Envio através de infra-vermelho: Se o seu celular possuir suporte a infra-vermelho e você tiver disponível um notebook que também consiga receber sinal infra-vermelho, basta ativar ambos os sinais, apontar um para o outro e enviar as fotos.

4) Envio através de cabo de dados: Alguns celulares vem com o cabo de dados para ligar no computador diretamente. Basta então instalar o software que veio junto ao celular e assim você terá acesso aos arquivos (fotos, etc) dentro do aparelho.

Existem ainda outras formas, mas estas são as mais fáceis e práticas. Lembro também que no envio via E-mail ou MMS, dependendo do tamanho da foto tirada pelo celular, o mesmo pode efetuar uma redução da qualidade da foto para que a mesma possa ser transferida.

Office 2007 no Office 2003?

A dúvida abaixou veio do Flávio:

“Karlão, existe alguma forma de abrir arquivos do Office 2007 em versões anteriores do Office, como a 2003 e XP?”

A resposta é sim, de uma forma simples e fácil. É bom deixarmos claro que somente os arquivos salvos no formato padrão do Microsoft Office 2007 (.docx, .xlsx, pptx, etc) não conseguem ser abertos em versões anteriores do Office. Porém o Office 2007 permite que os arquivos sejam salvos no formato antigo (.doc, .xls, .ppt, etc) e isto faz com que os arquivos sejam abertos em qualquer outra versão do Office.

Porém, como sempre acontece, muitas vezes recebemos um arquivo no formato Office 2007 e não temos o software para poder salvá-lo em outro formato. Para isto a Microsoft lançou algum tempo atrás um “Pacote de Compatibilidade para arquivos do Office 2007“. Este pacote é grátis e permite que a versão 2003 e XP do Office possam ler arquivos do Office 2007. Lembrando que este programa é feito somente para leitura, não permitindo salvar arquivos no formato novo, mas já ajuda em situações típicas do dia a dia. Basta baixar no link acima e instalá-lo normalmente no seu Windows.

E o Twitter?

A dúvida abaixo veio da amiga Lívia:

“Karlão, o que é o Twitter e como funciona?”

Lívia, o Twitter é um novo tipo de serviço de rede social na internet que chamamos de micro-blogging. Estes serviços são uma forma de publicação em blog’s que permitem que os usuários façam pequenas atualizações de texto de maneira prática (através de um celular, via SMS, por exemplo) para o público que desejarem (todo mundo, ou um grupo restrito). O Twitter é a ferramenta pioneira e preferida desta nova vedete dos blogueiros.

É bom ficar claro que o Twitter não substitui as ferramentas de blog’s existentes (que permitem conteúdos extensos, imagens, vídeos, etc). A função do Twitter é justamente preencher os espaços que as ferramentas de blogs não conseguem ocupar, como por exemplo, escrever uma notícia curta e rápida no meio do trânsito, publicá-la no seu blog e deixar todo mundo sabendo naquele mesmo momento.

Através da tecnologia SMS dos celulares, o usuário do Twitter pode enviar textos de até 140 caracteres que são publicados no seu “espaço” e todos os visitantes que “assinam” este blog podem receber esta mensagem via celular, mensageiro instantâneo, e-mail ou aplicações específicas.

O Twitter hoje é usado não só pela comunidade blogueira, mas também por diversos setores governamentais e empresariais, como por exemplo: o departamento de bombeiros de Los Angeles que utiliza o Twitter em alguns casos para alertar os bombeiros de incêndios e acidentes. Até mesmo o candidato a presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, utiliza o Twitter para divulgar propostas de campanha aos eleitores. Além destes, existem ínumeros outros casos interessantes do uso do Twitter não só por empresas e famosos, mas também por pessoas comuns.

Eu particularmente ainda não entrei para o mundo do Twitter, mesmo porque o formato do “Karlão, me Ajuda?” não permite postar respostas curtas, na grande maioria das vezes tenho que escrever explicações completas para auxiliar os leitores. Mas quem sabe um dia, posso começar a postar algumas dicas rápidas no blog e também no Twitter?

Porta USB?

A dúvida abaixo veio da Tânia:

“Karlão, o que é porta USB e dispositivo USB, qual a diferença entre os dois?”

Tânia, vamos entender primeiro o que é USB (ou Universal Serial Bus). O USB é uma interface de conexão com o computador que permite a conexão de diversos dispositivos em uma única interface padronizada. A interface USB (ou porta USB) tem suporte a tecnologia plug-n-play, ou seja, basta conectar o dispositivo que o computador reconhece e também tem suporte a tecnologia hot-swap, ou seja, não é necessário desligar o computador para se retirar o dispositivo da interface.

Normalmente, as portas e dispositivos USB existem em 2 versões. A versão 1.1 (mais antiga) que suporta velocidades de até 12Mbits (1,5Mbytes/s) e a versão 2.0 (atual) que suporta velocidades de até 480Mbits (60Mbytes/s). Lembrando que para funcionar em 2.0, tanto o dispositivo USB (pen-drive, máquina fotográfica, mp3 player, etc) quanto a interface USB do seu computador devem possuir suporte a tecnologia 2.0. Computadores e dispositivos novos, já vem todos com esta tecnologia, somente alguns computadores bem mais antigos não possuem suporte.

Bom, então é isto. Interface USB, ou porta USB é a conexão que seu computador possui para que você possa conectar os dispositivos USB, cujo exemplo mais comum destes é o pen-drive.

Sem som na caixa?

Pessoal, tenho recebido muitas dúvidas com relação a problemas de som no computador, uma delas veio da Cássia:

“Minhas caixas de som não estão funcionando e no ícone do som ao lado do relógio do Windows está escrito ‘sem som’, o que devo fazer?”

Cássia, este é um problema muito simples de se resolver. Todas as versões do Windows permitem desabilitar o som temporariamente, ao invés de você ter o trabalho de desligar as caixinhas, ou algo assim. Para que você habilite e desabilite o som, basta clicar duas vezes sobre o ícone da caixinha de som ao lado do relógio, que uma nova tela se abrirá.

Nesta tela, do lado esquerdo, você tem o controle de volume e em baixo uma caixinha para marcar “Sem Áudio”. Se você marcar esta opção, o Windows ficará totalmente sem som, caso ela estiver desmarcada, o som funcionará normalmente. Porém, nem sempre o problema de som é somente isto. Sugiro a todos a leitura do meu post anterior sobre o assunto para identificar outros possíveis problemas de som no Windows.