Sites em widescreen?

A dúvida abaixo veio do Ricardo:

“Karlão, algumas páginas da internet eu não consigo visualizar no formato widescreen, é um problema do meu monitor ou do próprio site?”

Ricardo, neste caso não existe problema nenhum em seu monitor. Tudo depende de como os sites da internet foram construídos pelo desenvolvedor. Alguns desenvolvedores se preocupam em fazer com que o site se “encaixe” em qualquer resolução, seja ela pequena, grande, widescreen ou padrão. Para isto eles utilizam, além de técnicas de programação, recursos visuais que permitem que o site se comporte bem em qualquer monitor.

Um exemplo clássico é este humilde blog do Karlão. Você pode perceber que ele foi estruturado em uma coluna fixa no meio da tela para que, independente da resolução, o site tenha sempre o mesmo tamanho e o mesmo encaixe nos monitores. Alguns desenvolvedores preferem que o site se expanda de acordo com a resolução. Este processo da um pouco mais de trabalho, mas gera resultados bem legais em qualquer tamanho.

Dúvidas rápidas!

As dúvidas abaixo vieram do Mário, da Aline e do Dida respectivamente:

“Karlão, a perda de qualidade de transmissões digitais em 1080 em HDTV Ready é muito grande?”

Mário, a perda é perceptível, pois as TV’s digitais HDTV Ready realizam uma conversão do sinal para conseguir alcançar os 1080 que é o valor padrão das TV’s FULL-HD. Porém deixo claro que não é de forma alguma uma perda que prejudique a visualização de transmissões digitais, mesmo porque, inicialmente no Brasil não temos nenhuma transmissão digital em 1080. Mais informações, verifique meu post anterior sobre o assunto.

“Karlão, quais são as três útlimas versões do software Borland Delphi?”

Aline, a CodeGear (empresa criada pela Borland para cuidar das aplicações de desenvolvimento) costuma lançar uma grande versão do Delphi por ano, portanto a versão atual é a Delphi 2007, sendo a Delphi 2006 e Delphi 2005 as duas anteriores. Sugiro verificar o site do fabricante para mais informações, principalmente sobre as diferenças de funcionalidades entre as versões.

“Karlão, derramei refrigerante no meu teclado e agora algumas teclas estão grudando, o que devo fazer para limpar?”

Dida, que bagunça hein? Se o refrigerante apenas deixou as teclas grudando, então você teve sorte, na maioria dos casos seria necessário trocar o teclado. Você pode limpar usando álcool isopropílico (encontrado em farmácias ou lojas de componentes eletrônicos). Este álcool é ideal para este tipo de limpeza, pois ele contém menos de 1% de água, o que não causa oxidação dos componentes. Se seu teclado permitir (a maioria permite), você pode retirar tecla por tecla para fazer a limpeza.

Opção de eixo secundário?

A dúvida abaixo veio do Ítalo:“Karlão, segui os passos que você explicou neste post sobre o assunto de eixo secundário no Excel 2007, mas não consegui resolver meu problema, não vejo a opção para marcar, preciso de algum plugin?”

Ítalo, não é necessário nenhum plugin, esta é uma opção padrão do Excel 2007. Vamos deixar claro dois pontos: primeiramente para se trabalhar com eixo secundário é preciso que você tenha duas variáveis em função de outra, por exemplo a quantidade vendida ao longo dos meses e a meta de venda ao longo dos meses. Com isto temos X = quantidade, Y = meta e Z = tempo, ou seja, a variável X estará no eixo da esquerda, a variável Y no eixo da direita e a variável Z no eixo de baixo do gráfico.

O segundo ponto importante para destacarmos é que dependendo da diferença de proporções entre as variáveis da sua tabela, o gráfico inicial (antes de marcarmos o eixo secundário) pode ficar parecendo que possui somente 2 variáveis ao invés de 3, pois a terceira variável pode ficar “escondida”.

Mesmo assim, aumentando um pouco o tamanho do gráfico e alterando o zoom do Excel, é possível clicar com o botão direito no pequeno pedaço vermelho (relativo a terceira variável) e selecionar “Formatar Série de Dados”. Com isto você terá na tela esta janela abaixo, aonde deve ser marcado o item “Eixo Secundário”.

Para facilitar também é possível chegar nesta mesma tela, clicando com o botão direito no item da legenda relativo a essa variável e selecionando a mesma opção “Formatar Série de Dados”.