Extensões prejudicam ADSL?

A dúvida abaixo veio do meu amigo Daniel:

“Karlão, a quantidade de extensões telefônicas em uma casa diminuem o desempenho do ADSL?”

Daniel, sua dúvida é muito interessante. A resposta é: sim! Na maioria das instalações de internet ADSL em residências, o modem em si, fica conectado diretamente a uma linha telefônica, seja ela uma extensão ou uma única linha direta. Quando o modem é ligado e a operadora telefônica libera o sinal ADSL, passam a trafegar na linha, frequências diferentes que são interpretadas pelos aparelhos telefônicos comuns como ruído.

Por isso as operadoras disponibilizam micro-filtros para serem instalados junto aos aparelhos telefônicos, evitando assim o ruído. O problema deste processo todo é que, mesmo instalado em uma única extensão, o sinal ADSL ecoa em toda a instalação telefônica, o que atenua (prejudica) o sinal e adiciona mais ruído. Em instalações mal feitas e com várias emendas e extensões este problema se agrava ainda mais.

Para isto existem duas soluções. A primeira é instalar um micro-filtro em todas as extensões da instalação telefônica. Porém, isto não vai evitar problemas caso a fiação, emendas e extensões forem mal feitas, antigas ou de má qualidade. A outra solução é ligar o modem ADSL logo na entrada da linha telefônica da residência e separar um outro fio desta linha (com adição do micro-filtro) que vá para todas as extensões. Neste caso o ADSL estará em uma linha “limpa” evitando qualquer problema com fiação, emendas e extensões ruins.

Vários pc’s, mesmo monitor?

A dúvida abaixo veio do Wilson:

“Karlão, existe uma placa que permite um único monitor controlar vários computadores?”

Wilson, este tipo de equipamento é chamado de Switch KVM (a sigla vem justamente do trio Keyboard, Vídeo, Mouse). O Switch KVM centraliza as conexões de mouse, teclado e monitor de vários computadores e direciona tudo isto para um único mouse, teclado e monitor. Através de uma comando (ou uma chave no aparelho) você altera o controle entre os computadores.

Este tipo de equipamento é usado primariamente por empresas que possuem servidores em rack ou máquinas que não precisam ser controladas a todo momento e auxilia enormemente na redução de cabos e limpeza no espaço de um Datacenter, por exemplo. Existem inúmeros modelos de Switch KVM, os mais modernos (e bem mais caros) controlam tudo digitalmente, os mais modestos, possuem uma chave manual para a troca entre servidores.

Mais linhas no Excel 2007?

A dúvida abaixo veio do Victor:

“Karlão, tenho uma planilha complexa em Excel 2003, quando abro ela no Excel 2007 quero que a mesma tenha mais linhas do que o valor limite de 65536, o que devo fazer?”

Victor, sua dúvida é um bom complemento ao post anterior que fiz sobre o assunto. O Excel 2003 e anteriores possuem um limite claro de 65536 linhas, não sendo possível ultrapassar este valor em uma mesma planilha. Já o Excel 2007 possui um limite dezesseis vezes maior que este, um total incrível de 1048576 linhas. Porém, este limite só está disponível para arquivos salvos no formato do Excel 2007 (.xlsx).

Portanto, mesmo que você abra seu arquivo .xls do Excel 2003, no novo Office 2007, ele vai continuar tendo o limite de 65536, mas basta você salvar o mesmo no novo formato (através do menu Salvar Como), fechar o Excel e abrir a nova planilha salva (no formato .xlsx) que o limite irá passar para o número milionário acima. Simples né ? Tome cuidado porém com planilhas muito complexas que podem perder certas funcionalidades no formato novo, o Excel 2007 inclusive informa automaticamente as possíveis incompatibilidades antes de realizar a gravação do novo arquivo.