Soma condicional no Excel?

A dúvida abaixo veio do Artur:

“Karlão preciso somar várias células com números, só que células do lado desta contém expressões tipo ‘PAGO’ ou ‘EM ABERTO’, quero que a fórmula só some valores aonde a condição seja ‘PAGO’, como faço?”

Artur, sua dúvida é bem interessante. Vou explicar duas formas de fazer isto no Excel (qualquer versão). O que você deseja fazer chama-se Soma Condicional, o próprio nome já explica, você quer somar determinados valores, desde que uma determinada condição seja confirmada, neste caso PAGO ou EM ABERTO. Vou usar uma tabela semelhante a sua como exemplo, segue abaixo:

Neste exemplo, queremos somar os valores da coluna B, desde que estes estejam pagos (condição da coluna C). Vamos ao que interessa. A fómula a ser usada chama-se SOMASE. Esta fórmula pede 3 informações: Intervalo, Condição e Intervalo da Soma. O intervalo é a coluna (ou linha) aonde a fórmula irá procurar pela condição, a Condição é justamente o que a fórmula vai procurar (e caso encontrar) irá executar a soma. Por último, o Intervalo da Soma é justamente a coluna com os valores que queremos somar.

No nosso exemplo temos: Intervalo (coluna C), Condição (“PAGO”) e Intervalo da Soma (Coluna B). A fórmula fica então assim: =SOMASE(C2:C7;”PAGO”;B2:B7). Importante notar que como o conteúdo da coluna C é texto, a palavra PAGO tem que ser colocada entre aspas na fórmula.

A outra forma de realizar a soma condicional é através de um suplemento (plugin) do Excel. Este plugin está incluso em todas as versões do Excel. Nos casos das versões mais antigas, o mesmo já vem ativado, basta ir no menu “Ferramentas” e em seguida na opção “Soma Condicional”. Já no Excel 2007, você precisa acessar o botão do Office no lado esquerdo superior da tela, clicar em “Opções do Excel”, ir até a seção de “Suplementos” e ativar o “Assistente de Soma Condicional”. Feito a ativação, a opção de soma condicional estará dentro da aba “Fórmulas”.

O assistente nada mais é do que uma interface gráfica para que você possa criar somas condicionais simples ou até mesmo complexas. Basta seguir o passo a passo e ler cuidadosamente as explicações na tela. Não tem segredo!

Prós e contras da tecnologia?

Espero que todos tenham tido uma boa páscoa. Vamos a pergunta do Mike:

“Karlão, quais são os prós e contras da tecnologia?”

Meu querido Mike, não tenho problema nenhum em responder perguntas de trabalhos escolares, afinal de contas, este blog está aqui para ajudar todo mundo né? Acredito que o maior “pró” da tecnologia está justamente no fácil acesso a informação e a comunicação.

Vamos a um singelo exemplo:

Aquela sua professora chata, que pega no seu pé o dia inteiro, resolveu mandar você (e só você) fazer um trabalho sobre os prós e contras da tecnologia, porque você não estava prestando atenção na aula. Você ficou envergonhado, transtornado, chateado e principalmente desesperado, pois não sabia o que fazer. Durante o intervalo, você sentiu aquela baita fome, enquanto pensava no tema do trabalho. Então você foi até a cantina da escola, pediu um salgado e pagou com aquele cartão de crédito (olha a tecnologia aí facilitando seu dia) que seu pai te deu no mês passado. Depois de comer você lembrou daquele seu amigo que sabe arrumar computador e resolveu telefonar para ele, então você pegou o celular e discou (mais tecnologia ajudando na comunicação). Infelizmente ele estava muito ocupado e não pode te ajudar. Durante a última aula do dia a sua professora de história passou um filme em DVD (opa, tecnologia de novo) sobre a história da humanidade. Você durmiu durante o filme. Saindo da escola, seu pai foi te buscar de carro novo e por um momento você esqueceu um pouco do trabalho que tinha de fazer, enquanto admirava o painel e as funcionalidades (olha ela aí de novo) do carrão.

Logo após o almoço, decidido em fazer aquele maldito trabalho, você ligou o computador (tecnologia) e acessou a internet (tecnologia). Abriu o navegador (tecnologia) e entrou no Google (tecnologia). Então você digitou “prós e contras da tecnologia” e o buscador te retornou diversos sites (tecnologia) para você acessar (tecnologia). Um destes sites por um acaso era este simples blog (tecnologia). Sem muita paciência para pesquisar em um monte de informação, você resolver me enviar um e-mail (tecnologia) com a pergunta do trabalho. E aqui estou eu, em algum canto deste país imenso, respondendo sua pergunta.

Mas e os contras da tecnologia? Bom, depois disto tudo, aquela sua professora chata vai receber um trabalho muito bem feito e divertido, vai te dar uma nota 10 e ficar feliz com seu esforço. O triste disso tudo, é que mal ela sabe que você não teve esforço nenhum, graças a maldita tecnologia, né?