Extensões prejudicam ADSL?

A dúvida abaixo veio do meu amigo Daniel:

“Karlão, a quantidade de extensões telefônicas em uma casa diminuem o desempenho do ADSL?”

Daniel, sua dúvida é muito interessante. A resposta é: sim! Na maioria das instalações de internet ADSL em residências, o modem em si, fica conectado diretamente a uma linha telefônica, seja ela uma extensão ou uma única linha direta. Quando o modem é ligado e a operadora telefônica libera o sinal ADSL, passam a trafegar na linha, frequências diferentes que são interpretadas pelos aparelhos telefônicos comuns como ruído.

Por isso as operadoras disponibilizam micro-filtros para serem instalados junto aos aparelhos telefônicos, evitando assim o ruído. O problema deste processo todo é que, mesmo instalado em uma única extensão, o sinal ADSL ecoa em toda a instalação telefônica, o que atenua (prejudica) o sinal e adiciona mais ruído. Em instalações mal feitas e com várias emendas e extensões este problema se agrava ainda mais.

Para isto existem duas soluções. A primeira é instalar um micro-filtro em todas as extensões da instalação telefônica. Porém, isto não vai evitar problemas caso a fiação, emendas e extensões forem mal feitas, antigas ou de má qualidade. A outra solução é ligar o modem ADSL logo na entrada da linha telefônica da residência e separar um outro fio desta linha (com adição do micro-filtro) que vá para todas as extensões. Neste caso o ADSL estará em uma linha “limpa” evitando qualquer problema com fiação, emendas e extensões ruins.