O que é RSS?

A dúvida veio do meu amigo André:

“Karlão, o que é RSS e como funciona?”

Amigo, em termos técnicos o RSS é um conjunto de expressões XML (linguagem de programação usada para descrever tipos de dados) utilizada para agregar conteúdo através de softwares especiais chamados de agregadores. O RSS é bastante usado em sites de notícias e blogs. A abreviatura RSS se refere a 3 padrões, sendo o mais recente e mais comum: Really Simple Syndication.

Então basicamente, o RSS é uma tecnologia que permite que os usuários da internet se inscrevam em sites que fornecem feeds (do verbo em inglês “alimentar”), sendo estes, tipicamente aqueles que alteram seu conteúdo diariamente (exatamente como blogs e site de notícias). Através de um programa agregador, o usuário se inscreve em um diversos feeds RSS de sites que ele lê regularmente e assim pode se manter informado das diversas atualizações destes sem ter que visitá-los um a um.

A tecnologia RSS foi criada a bastante tempo, mas se tornou muito popular com o “boom” dos blogs a alguns anos atrás. É claro que o Karlão me Ajuda possui seu feed RSS, para se cadastrar basta usar a aba laranja no topo do site com os dizeres: “Inscrever via RSS”. Lembrando que atualmente as versões mais atuais de todos os navegadores (IE7, IE8, Firefox, Chrome, Opera, etc) possuem leitores (agregadores) RSS embutidos, portanto não é preciso baixar nenhum programa adicional.