Soma condicional no Excel?

A dúvida abaixo veio do Artur:

“Karlão preciso somar várias células com números, só que células do lado desta contém expressões tipo ‘PAGO’ ou ‘EM ABERTO’, quero que a fórmula só some valores aonde a condição seja ‘PAGO’, como faço?”

Artur, sua dúvida é bem interessante. Vou explicar duas formas de fazer isto no Excel (qualquer versão). O que você deseja fazer chama-se Soma Condicional, o próprio nome já explica, você quer somar determinados valores, desde que uma determinada condição seja confirmada, neste caso PAGO ou EM ABERTO. Vou usar uma tabela semelhante a sua como exemplo, segue abaixo:

Neste exemplo, queremos somar os valores da coluna B, desde que estes estejam pagos (condição da coluna C). Vamos ao que interessa. A fómula a ser usada chama-se SOMASE. Esta fórmula pede 3 informações: Intervalo, Condição e Intervalo da Soma. O intervalo é a coluna (ou linha) aonde a fórmula irá procurar pela condição, a Condição é justamente o que a fórmula vai procurar (e caso encontrar) irá executar a soma. Por último, o Intervalo da Soma é justamente a coluna com os valores que queremos somar.

No nosso exemplo temos: Intervalo (coluna C), Condição (“PAGO”) e Intervalo da Soma (Coluna B). A fórmula fica então assim: =SOMASE(C2:C7;”PAGO”;B2:B7). Importante notar que como o conteúdo da coluna C é texto, a palavra PAGO tem que ser colocada entre aspas na fórmula.

A outra forma de realizar a soma condicional é através de um suplemento (plugin) do Excel. Este plugin está incluso em todas as versões do Excel. Nos casos das versões mais antigas, o mesmo já vem ativado, basta ir no menu “Ferramentas” e em seguida na opção “Soma Condicional”. Já no Excel 2007, você precisa acessar o botão do Office no lado esquerdo superior da tela, clicar em “Opções do Excel”, ir até a seção de “Suplementos” e ativar o “Assistente de Soma Condicional”. Feito a ativação, a opção de soma condicional estará dentro da aba “Fórmulas”.

O assistente nada mais é do que uma interface gráfica para que você possa criar somas condicionais simples ou até mesmo complexas. Basta seguir o passo a passo e ler cuidadosamente as explicações na tela. Não tem segredo!