Rede wireless no notebook?

A pergunta abaixo veio do colega Paulo Melo:

“Karlão, não consigo configurar a rede sem fio no meu notebook Dell Vostro 1400 com Windows. Me envie passo a passo como posso fazer para configurar?”

Paulo, o procedimento para se configurar uma rede sem fio no Windows é relativamente simples, porém ele envolve uma série de variáveis que torna difícil para mim te passar um passo a passo exato. Para que você possa entender melhor, vou explicar quatro passos básicos importantes:

1) A maioria dos notebooks Dell vem com uma opção de habilitar e desabilitar a rede wireless manualmente. Seja através de uma chavinha localizada na lateral do notebook, ou até mesmo através das teclas de atalho Fn + F2 (no seu notebook pode ser diferente). A primeira coisa a se verificar é se a rede wireless está realmente habilitada fisicamente, ou seja, um led (geralmente acima do teclado) deve ficar aceso indicando que a rede está habilitada.

2) Apesar de ligada, isto não indica que já está tudo funcionando. A segunda coisa a se verificar é a configuração do hardware no Windows. Se seu notebook já veio instalado de fábrica, é bem provável que o driver da rede sem fio está configurado corretamente. Caso você mesmo tenha feito a instalação do seu notebook, é importante verificar este detalhe. Clique com o botão direito em Meu Computador na área de trabalho e depois Propriedades, em seguida vá na aba Hardware e clique em Gerenciador de Dispositivos. Acesse a parte de Adaptadores de Rede e verifique se o hardware da rede sem fio está sem nenhum alerta ou erro. Caso você não encontrar nenhuma informação sobre o driver da rede sem fio nesta área (ou o mesmo estiver com uma exclamação), é bem provável que ele não está instalado corretamente. Utilize o CD de drivers que veio com o notebook e instale o relativo a rede sem fio.

3) Nesta etapa temos a rede sem fio ligada fisicamente e o driver instalado corretamente. Não é demais verificar se a rede sem fio está habilitada no seu Windows. Para isto verifique se ao lado do relógio existe algum ícone relativo a rede sem fio. Caso não existir, clique com o botão direito no ícone do Ambiente de Rede na área de trabalho e depois Propriedades. Na nova janela, clique com o botão direito na conexão sem fio (wireless) e dê ativar para que a mesma seja ativada. Caso o ícone da conexão sem fio não aparecer nesta área é porque os problemas da etapa 2 ou 1 ainda persistem.

4) Tanto o XP quanto o Vista utilizam um serviço específico para gerenciamento da conexão sem fio. Este serviço deve obrigatoriamente estar habilitado. Clique em Iniciar – Executar e digite services.msc e clique em OK. Na tela de gerenciamento de serviços, verifique se o serviço “Configuração zero sem fio” está ativado e configurado para Automático.

Agora estamos prontos para iniciar a conexão sem fio do seu notebook. Para isto, você pode utilizar tanto a própria ferramenta do Windows (clicando duas vezes no ícone da conexão sem fio ao lado do relógio), ou utilizar um aplicativo específico que tenha sido instalado no seu computador. Se o driver da conexão sem fio for Intel, este vem com um software chamado Intel PROSet/Wireless que é relativamente mais completo que o do próprio Windows.

Aqui não importa qual software utilizar, a única questão é que a rede sem fio só permite ser gerenciada por um único software. Portanto se for utilizar o do próprio Windows, não inicie o da Intel, ou desinstale o mesmo. Caso for utilizar o da Intel, no próprio software existe a opção de “desabilitar” a configuração via Windows e utilizar somente o Intel PROSet/Wireless.